PLANEJAMENTO E PESQUISAS
JANUÁRIO, Sérgio S.
Mestre em Sociologia Política
A iniciativa para se fazer qualquer coisa bem-feita requer três componentes: Planejamento, Organização e Execução. Sobre cada um deles há o monitoramento permanente para que cada etapa possa ser revista e revigorada. Ao se tratar de processos de interação e relacionamentos humanos, o movimento de uma “peça” pode causar mudanças não previstas. Estar atento aos processos e suas influências é estar sensível a cada ato.
Quando se entra no processo de Planejamento Político-Eleitoral a Pesquisa é condição essencial e primeira. Pesquisa sobre comportamento, avaliação, satisfação e opinião se referem a métodos científicos, rigor estatístico e técnicas de abordagem muito precisos. Pesquisa não é uma “aventura” que envolve “pergunta-resposta”, quantificação e estatística. É muito mais que isso! Aquele que contrata uma pesquisa dispõe recursos financeiros, tempo e expectativas. Qualquer preceito baseado em fundamento científico para Pesquisa se refere à investigação da Diversidade de um fenômeno [objeto], no tempo [recorte temporal ou “fotografia”], num território região ou município], em uma população definida [eleitores cadastrados, por exemplo]. É a Diversidade do Fenômeno de Investigação nestas condições que importam.
Não há espaço para aventuras. Uma Pesquisa tem a responsabilidade de produzir ferramentas para tomada de decisões seguras; deve servir para a composição de Planejamento Estratégico, em condições rigorosas de Organização, com fundamentos para execução controlada. Dos resultados da Pesquisa são investidos recursos financeiros, formam-se grupos de trabalho, planificam-se tempo e etapas de atividades e criam-se metas. Não pode ser um ato de acertos como lançar uma flecha no alvo, mas um processo controlado por métodos amplamente testados na literatura científica, com suporte técnico e estatísticos rigorosos.
É preciso controlar um conjunto de conceitos e operações. Aquele que é abordado e aceita responder uma pesquisa é a expressão da Diversidade de cobertura metódica. Ali você encontra um conjunto de relações sociais, fenômenos políticos, resultados gerados nas interações sociais e firmados como ação coletiva, conscientemente efetivada ou “naturalizada” na trajetória social. Não é um informante que constitui apenas “pergunta-resposta”, mas a expressão de um grupo. Este é apenas um dos conceitos necessários de ser apreendido no Planejamento da Pesquisa. Aquele que realiza a pesquisa é responsável por sua modulação e pelas esperanças realistas geradas aos envolvidos. Não há lugar para aventureiros em circunstâncias de investimentos planificados.
Se você pretende contratar uma Pesquisa perceba, em primeiro lugar, verifique a condição do responsável em operar os conceitos fundamentais que envolvem sua realização: amostras e entrevistas, controle estatístico do processo de amostragem, parâmetros de estratificação da população e da amostra, controle de vieses de campo e de planejamento do Instrumento de Coleta de Dados, a diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa.
Por ser fundamento, uma Pesquisa malfeita ou sem base científica é a fonte de erros que mutilam todo o tempo que virá e todas as atividades que serão executadas. Não há Planejamento e Organização bem elaborados se suas instruções não são seguras e eficientes. É como fazer uma casa sem os pilares adequados. Qualquer abalo provocará ruínas. E sempre o mais caro é aquele que não foi bem planejado.
Sugestão de Trilha Sonora: JUMP
Artista: MADONNA
Autor: MADONNA and STUART DAVID PRICE
Álbum: CONFESSIONS ON A DANCE FLOOR
Ano de Lançamento: 2005
Crédito de Imagem: PINTEREST