<< Voltar

DIVISÃO DO TRABALHO POLÍTICO

JANUÁRIO, Sérgio S.

Mestre em Sociologia Política

 

O trabalho, como fenômeno sociológico, é um processo de organização e funcionalidade de uma sociedade. Em tudo há uma forma de “encaixar” etapas, “peças”, procedimentos. A escala varia em cada ambiente, mas é sempre o Trabalho o centro dos dias e das coisas. O trabalho fomenta a especialização das funções e fez com que o artesão passasse a figurar como uma condição exótica. Foi Émile Durkheim [De la Division du travail social] que nos forneceu análise valiosa sobre a evolução de uma sociedade considerando a especialização das funções do trabalho social.

O Trabalho surge na sociedade moderna como uma estrutura de coesão social. Pelo trabalho recebemos funções e títulos, reconhecimento e remuneração, posições sociais e status. Do trabalho decorre um conjunto de valores [sistemas que orientam e determinam as formas de ser, estar, agir e sentir] e atitudes [formas de se colocar no mundo, disposição para agir]. O domínio dos membros de uma organização social, antes de tudo, está nesses conjuntos complexos [e não complicados] de existência estrutural de uma sociedade.

Podemos traçar um amplo conjunto de estruturas sociais que nos levam a ser e estar da forma como somos e estamos. Como princípio para que tudo funcione é necessário que cada membro seja “assumido” pela sociedade por sua docilidade social [aceitar as condições e desejar, querer ser algo] e produtividade econômica [obter sua posição social por critérios de produção e acúmulo de riquezas]. Enquanto as instituições sociais nos asseguram e nos classificam, acreditamos estar tranquilos e fortalecidos. A liberdade está contida nestes limites.

Numa organização econômica, se você não puder participar dos processos de acordo com os “regulamentos sociais”, então, será dispensado. E quando se perde o trabalho, vão juntos um enorme aglomerado de relacionamentos que somente poderiam existir ali. Em todo o caso, você pode procurar ou criar “sua” organização econômica e, a partir dela, se manter nos processos produtivos de acordo com as “regras do mercado”.

No caso do “mercado governamental”, as regras sociais se distinguem. Há um “mercado político” de cargos e de poder de decisão sobre orçamento “público” e de poder de veto sobre processos, de um lado, e condicionantes de legitimação, de outro. E, para se evitar que a vontade de um indivíduo possa se sobrepor a de todos os outros, há um emaranhado de leis e de instituições de equilíbrio de forças. Legislativo, Executivo e Judiciário são poderes que formam o Estado como se este fosse um aparelho de execuções de funções e responsabilidades. Como forma institucional, cada uma das estruturas existe como Independente [soberano de suas próprias funções], Exclusiva [somente ela poderá realizar tal função] e Especializada [quanto mais efetiva seus atos, mais aprende e apreende sobre suas funções]. Numa equipe, não dá para todos serem atacantes.

Quando as coisas se confundem, quando as funções são usurpadas por “invasores”, a funcionalidade se perde, as engrenagens emperram, a máquina deixa de ser “produtiva”. Os valores sociais deixam de marcar as orientações que lhes são próprias e as atitudes passam para o estágio da dispersão. Por aqui, com o tal Presidencialismo de Coalisão, que não é nem Presidencialismo, nem Parlamentarismo, o Legislativo executa orçamento [fundos e emendas ao gosto do freguês], o Executivo deseja “assinar” sentenças e desobediências legais, e o Judiciário se torna fábrica de leis e agente ideológico. E na confusão, gritos, acusações, arremedos de golpes, “condenados” livres. Hora propícia aos “sacerdotes” [sacerdos]: aqueles que ofereciam vítimas às divindades [sacro-ofício] ou que distribuíam os dons sagrados ou divinos [milagres, mirare, maravilhoso ou aquilo que foge às leis da natureza].

E viver, apesar de trabalhar muito, continua a ser caro.

 

Sugestão de Trilha Sonora: MORRO VELHO

Artista: MILTON NASCIMENTO

Autor: MILTON NASCIMENTO

Álbum: COURAGE

Ano de Lançamento: 1968

Crédito de Imagem: PINTEREST



Assine nossa newsletter

Insira o seu e-mail e receba novidades