<< Voltar

CIÊNCIA, CIDADANIA E OPINIÃO

JANUÁRIO, Sérgio S.

Mestre em Sociologia Política

 

Metodologia é um lugar cheio de encantos. Na Ciência e na Filosofia são os conjuntos de aprendizados permanentes que se referem à forma e ao conteúdo de como o conhecimento são organizados e operados. É um mundo sensacional, uma aventura de pensamentos e de reflexões que faz brilhar os olhos e crescer a alma. Metodologia é a primeira porta para se pensar sobre o conhecimento. Conhecimento não se recruta em intuições ou opiniões. É preciso o sequestro do pensamento para longe do que os olhos veem. É preciso a extradição da rotina.

De um lado, o domínio da Metodologia é que, nas Ciências Humanas [Administração, Jornalismo, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Economia, Direito...] o objeto de estudos é de domínio público e sempre o será. Quando se fala em Sociedade, Política, Poder, Instituições Sociais, Administração Pública... cada um tem posicionamento, uma opinião, um dito.

E é aí que se constitui o campo de estudos das Ciências Humanas. É tolo pensar que tudo se dá e se refaz pela conduta das pessoas como testemunhos da verdade verdadeiramente verdadeira. Ou que o fato de “Essa é minha opinião” possa resumir um compêndio do conhecimento. Ao contrário, este é o alvo para o conhecimento das Ciências Humanas. Opiniões são, propriamente, o objeto para se conhecer as relações de existências dos fatos e correntes de fatos.

É evidente que todos aqueles que comentam, escrevem e se colocam como elementos sobre a vida de todos os dias devem ser considerados como de extrema importância na medida que são a própria exposição dos fenômenos. Como se fossem partes de um corpo estudado em um laboratório. A exumação do corpo se conduz com métodos e técnicas que traduzem as pistas ao pensamento. Na opinião comum é o pensamento que determinam o fato, as razões do fato. Como uma “fábrica” de verdade pessoal, a conclusão já está feita e o fato servirá, necessariamente, para edificar o desejo pessoal. “Essa é minha opinião” é pouco ao conhecimento. O comportamento das pessoas, suas relações e suas formas de observar o mundo e a vida são objetos para serem estudados.

Ocupar-se com ciência, com estudos, com reflexões, com argumentos testados, com leituras... é se afastar das conclusões opinativas e procurar caminhos de pensamentos seguros, já percorridos e lapidados em Teorias. Opinião é uma aventura personificada de colocação pessoal para se expor no corredor da própria casa. É como tirar uma foto aos pés da Torre Eiffel para se dizer parisiense ou conhecedor da França. Conhecimento é uma aventura adorável, de se deslocar do pessoal, do individual, de se colocar à crítica, de se afastar das certezas e procurar sustentação em pilares que possam assegurar a construção da ideia. Opinião é pessoal, argumento é construção ampla. Metodologia requer, necessita, obriga... ocupar-se do conhecimento por abandono de opiniões pessoais, de julgos, de crenças sobre a verdade, em troca de análises ou interpretações ou compreensões sustentadas em Teorias [TEO] e sobre apoio de provas de fato.

É com tremenda infelicidade que observamos o afastamento das Ciências Humanas como área de formação fundamental para profissionais e cientistas que se esforçam nas Universidades em geral. Sociologia, Filosofia e Ciência Política são uma temeridade para a formação rápida dos concluintes de cursos de rótulo superior. Mão de obra para a cidadania vem das Ciências Humanas.


Sugestão de Trilha Sonora: FEIRA MODERNA

Artista: BETO GUEDES

Autor: BETO GUEDES, LÔ BORGES, FERNANDO BRANDT

Álbum: MARIA SOLIDÁRIA

Ano de Lançamento: 1978

Crédito de Imagem: PINTEREST



Assine nossa newsletter

Insira o seu e-mail e receba novidades